Empresa do Mês pelo Instituto Hohenstein A crescente conscientização em termos de segurança dos produtos têxteis para vestuários, levou a Covolan Têxtil® desde cedo a certificar seus tecidos em conformidade com os requisitos humanos e ecológicos da norma OEKO-TEX® Standard 100, e ao tornar-se a primeira fábrica têxtil do Brasil a receber a certificação STeP da OEKO-TEX®, somada a outros certificados como a ISO 14001, a ISO 9001, além de outras ações sustentáveis, resultaram em seu reconhecimento pelo Instituto Hohenstein da Alemanha, como a empresa do mês de setembro de 2014.
O desenvolvimento sustentável é um dos objetivos primordiais da Covolan Têxtil®. Ele inclui, por um lado, a melhoria constante da qualidade e da produtividade e, por outro lado, a redução do consumo de recursos naturais e a minimização da geração de resíduos.
Todas as etapas do processamento, da preparação dos fios até o tecido acabado, são realizadas pela própria empresa e todos os processos de tecelagem, de tinturaria e de acabamento têxteis estão sujeitos a um sistema de gestão de qualidade e de gestão ambiental extremamente eficaz.
A Covolan Têxtil® implementa constantemente medidas de otimização para melhorar a sustentabilidade. Tais medidas incluem principalmente a prevenção do uso de substâncias nocivas na produção, o controle rígido das emissões e das águas residuais, o consumo de energia otimizado, bem como medidas de segurança do trabalho. Ações que justificam a premiação e sua referência como a empresa têxtil mais sustentável do Brasil.
O Instituto Hohenstein: Fundados a mais de 70 anos, a Hohenstein Textile Testing é um instituto internacional, localizado em Bönnigheim na Alemanha, especializado em testes, certificações e pesquisas de todos os tipos de produtos têxteis.
Em laboratórios próprios e com especialistas renomados, realizam testes e auditorias para a obtenção dos selos do OEKO-TEX® Standard 100, STeP, Eco Passport, Detox to Zero, entre outros, com reconhecimento e credibilidade mundial.
Covolan Têxtil®